DicasBlog: O essencial para ter um blog de qualidade.

Todos os dias recebo mensagens e e-mails de pessoas perguntando: "como fazer sucesso com o blog", "como ter um blog de qualidade" ou "o que faço para melhorar meu blog?". Bom, antes de tudo eu queria que soubessem que não me considero uma blogueira famosa, pelo menos ainda não sou. Mas hoje acho que tenho um blog bacana e com conteúdo equilibrado, também sei que ele serve de exemplo para muitas pessoas que estão começando.

Ao longo desse tempo de blog (quase 3 anos) aprendi muita coisa, algumas delas eu repassei aqui em outros posts da tag "DicasBlog" e vocês podem ver todos eles se quiserem. Hoje depois de algum tempo sem postar nessa tag, trago algumas dicas novas, e coisas que aprendi.

1-Você não vai conseguir nada enganando as pessoas. Copiar posts que não são seus ou fazer promoções falsas só vão te 'queimar'. Seja humilde e honesta sempre, é isso que seus leitores vão valorizar em você.

2-Uma das perguntas que mais me fazem é: "Me ajuda a divulgar meu blog, divulga para mim?". Não, não divulgo. Sabe porquê? Muitas pessoas não intendem que para ter um blog é preciso dedicação, não que alguém divulgue para você. Sabem quantas pessoas já me falaram que desistiram do blog por que ele não crescia? Nossa, perdi a conta. Não cresceu por que não você não quis, porque não era isso que você realmente queria. Quando decidi fazer meu blog crescer, corri atrás, visitei as pessoas, atraí elas para meu blog. Não fiquei pedindo para ninguém me divulgar! Com paciência e de um á um você consegue.

3-Para você conseguir ter um *público* de verdade mesmo. Não aquele "público" de números, mas visitantes e fãs de verdade, sabe? Você tem que gerar conteúdo. Tem que ser criativo e escrever sobre coisas que você intenda ou que pelo menos leu para saber mais sobre aquilo. Pode dar sua opinião sobre algo, postar suas criações e etc.. tem que ter um nicho.

No caso do Word Girl, não há um nicho especifico. Aqui falo sobre tudo, sobre minha vida, sobre moda, maquiagem, dicas e muitas outras coisas. É um blog pessoal que pode abordar qualquer tipo de assunto. E se você pensa em criar um blog assim, saiba desde já que esse tipo de blog é o que mais demora para crescer.

Geralmente blogs que falam sobre um determinado assunto, além de crescerem mais rápido (se tiver conteúdo) geram também mais lucro.

4-Iana, como eu divulgo meu blog? É a coisa mais fácil e mais difícil quando se está começando. Você não tem muitos seguidores e amigos nas redes sociais, então como divulgar seu blog? Já ouviu falar em boca boca? é quase isso. No começo você vai ter que espalhar seu blog por aí, como? comentando em outros blogs, em sites, divulgando em grupos... enfim, atraia as pessoas para ele. Mas saiba que uns de seus primeiros leitores serão outros blogueiros, é sempre assim. E depois que for crescendo são mais compartilhamentos, mais boca boca e seu blog/site vai chegando em outras freguesias, se é que me entende. Como disse, demora um pouco.

5-Outra coisa que irrita muito as pessoas é o carregamento das páginas. Procure deixar seu blog o menos lento possível. Se livre de coisas inúteis, tipo gifs bobos, contadores de visitas enfeitados, reloginhos e etc... Deixe seu blog mais profissional.

A edição: Tome cuidado quando for editar as imagens do seu blog. Se você não consegue ajusta-la usando o próprio HTML do post, deixe-a do tamanho certo para seu post usando um editor, tipo o photoscape. Eu uso esse, é super fácil e prático de mexer. Também edito as cores das imagens e dou efeitos à elas. :D

Uma dica para deixar seu post com imagens mais agradáveis: cuidado com a letra. Não precisa ser muito grande e muito tosca. tenha paciência e procure uma letra mais bonitinha e, essa frase que você vai escrever não precisa tomar a imagem toda.

Os comentários: Todo mundo gosta de receber comentários, né? Então, facilite as coisas. Verificação de palavras é uma coisa muito chata. Retire para que seu leitor se sinta a vontade para comentar e, comentar mais vezes. Modere seus comentários para evitar de não conseguir lê-los.

As redes sociais: Sabe, não é muito legal ficar implorando seguidores nas redes sociais, seja ela qual for. O legal é postar coisas divertidas, legais e divulgar bastante, assim as pessoas que se interessarem, logo vão te adicionar. Outra coisa: sempre deixe suas redes sociais disponíveis no blog, assim as leitoras que quiserem te achar, vão conseguir fácil.

A falta de recurso: Nem todo mundo tem condições de pagar um designer para fazer o layout do blog. Eu mesma não tinha, sei bem como é. Mas, eu fiquei pedindo para alguém? Não! Eu pesquisei, li, criei um blog de testes e tentei. Hoje até faço layouts e templates bem legais. isso é a prova que você consegue tudo se quiser. Então, se seu layout não anda legal, vá à luta!

Outra coisa que chateia agente, é a falta de uma câmera boa. As fotos do blog não saem lá essa maravilha toda, e isso acaba desanimando, né? Mas, há outras maneiras de conseguir fotos legais. As vezes elas saem meio escuras, mas você pode melhorar o brilho usando editores, pode desfaçar qualquer coisinha com efeitos legais. É isso que eu faço. Mas bem, acho que isso é assunto para outro post. Que tal? :*
Quer ter um blog novo e personalizado? Clique aqui e encomende um design exclusivo com um preço que você pode pagar!
Comentários
16 Comentários

16 comentários:

Amanda Cristina disse...

Oi Iana! Adorei as dicas que você passou :) É realmente bem complicado divulgar um blog, mas como você disse, perseverança é a palavra chave!

Beijinhos! www.primeiro-livro.com

Amanda Prado disse...

Oie, amei as suas dicas ! Realmente é necessário tudo isso para ter um blog de qualidade !

http://thepinkglamour.blogspot.com.br/

Ariane K disse...

Amei seu post, de verdade <3
Cada vez que eu leio os posts de dicas para blogs eu sinto uma vontade maior de continuar, de seguir em frente e evoluir mais.
Porque além de ser dicas super úteis, são dicas verdadeiras e que valem muito a pena de serem seguidas. Seus posts me passam muita inspiração e coragem para continuar!
Obrigada! *--*

http://new-cream-puff.blogspot.com.br/

Ana Yuan disse...

Olá parabéns pelo seu blog, gostei bastante, adorei essas dicas, são valiosas para quem está começando. Beijos
www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

ANALAICE disse...

Muito legais suas dicas!!! Bjs..

Vanessa Lobato disse...

Olá iana adorei o post, bom trabalho continua.. bjs

http://justgirlythings2.blogspot.pt/

Mariana Fernandes disse...

Adorei as dicas Iana, ás vezes eu pego alguns posts que eu achei interessante ou eu leio sobre aquele conteúdo e faço um parecido só que com as minhas palavras, mas é claro que eu sempre deixo os créditos.

http://blog-world-pink.blogspot.com.br/

Júlia disse...

Adorei suas dicas. Estou nessa fase do início, divulgando em grupos essas coisas. Fiquei feliz por já seguir várias das suas dicas ;)

reinventandojulia.blogspot.com.br

Vanessa Lopes disse...

adorei o post, ajudou a esclarecer muitta coisa, obrigada! super beijo

www.palpitandomodices.com

Keith Pappen disse...

Suas dicas são muito boas e são a mais pura verdade, é isso mesmo! Se a gente quer fazer o blog crescer precisa correr atrás e nada de ficar mendigando seguidores, tem que atrair fãs de verdade, nem tudo é somente numeros né. Beijão <3

www.detalhesamor.blogspot.com

Mayara Souza disse...

Oieee, realmente sem dedicação não há sucesso, no começo o desanimo vem mais com tempo vamos ficando forte hehe!


http://quaseinvisivel.blogspot.com.br/

Talyta Xavier disse...

Amei as dicas s2

O Cantinho Da Sofz - Sofia Santos disse...

Obrigado por este tipos de post's !!
Eu já não escrevo ah muitoo tempo no meu blog e acho que foi mesmo por não ter comentários... :/ ou pelo menos por não ter os que eu queria.. eu adoro o meu blog eu fiz o meu layout tb uso muito o photoscape.. mas depois fico triste porque não tenho comentarios... sei que tenho q comentar outros blogs pois foi assim que comecei... mas que tipo de dicas me podes dar mais ? :P Beijinhos :D

Anna Lê disse...

Caramba suuuper amei as tuas dicas. Obrigada lindona !! :)

Essa de criar um Blog só pra testes eu nunca pensei hehehe... é uma boa né.
Melhor do q ficar testando no nosso e fazer besteira.

Muito obrigada mesmo !! Te seguindo super... não quero mais perder teu blog de vista ;)

Beijão !

Blog | Fan Page | Twitter | Flickr Group

Rose M.B disse...

Olá, Iana ,eu começei faz pouco tempo e adorei suas dicas ,bjs desde Espanha !

tainara mallet disse...

Ola , adorei o post , muito obrigado pelas dicas acho que to no caminho certo , tento ser eu mesma nos posts como se eu tivesse conversando com o leitor . e ta dando certo ate , Nao tenho camera mas me esforco tenho uma rotina e tento ser o mais criativa possivel . se puder avaliar meu blog e dar a sua opinao vai ser um prazer enorme . e lhe agradeco desde de ja . beijos
http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/