Dicas Blog: Como conciliar postagens e publicidade

Um dos quadros que fazem mais sucesso aqui no WG é, sem dúvidas o Dicas Blog. Onde eu compartilho com vocês minhas experiências e coisas extras que aprendo e sei que me ajudaram muito com o blog. Já faz um tempinho que não posto algo nessa categoria, apenas por estar sem ideia de um assunto legal pra falar.

Dicas Blog: Como conciliar postagens e publicidade

Mas hoje, tive a brilhante ideia de fazer esse post para conversar com vocês sobre publicidade, ou postagens de lojas, para divulgação no blog. Acho que essa é uma dica que vai ser bem útil para vocês. Vamos lá:

Nem sempre uma postagem de publicidade ou divulgação de lojas vai gerar conteúdo para seu blog. Principalmente se você não souber como escreve-la.

Algumas lojas enviam brindes para blogueiras em troca de postagens para divulgação da mesma em seu blog. Eu mesma já fiz isso em minha loja. A intenção era de que fosse uma troca justa, onde a blogueira fornecia a divulgação dos produtos e em troca recebia alguns para uso pessoal. O problema meninas, é que muitos blogs que já não tinham um público considerável ainda, não souberam como conciliar as postagens e publicidade. Afinal esse tipo de parceria acaba sendo publicidade também, concordam?

Bom, o fato é que, quando você faz muitas postagens para uma loja, e não cria vários posts para seu blog, ele fica com um conteúdo repetido, porque apesar das publicidades não serem iguais, é sempre sobre a mesma loja. Ou sempre sobre loja. Ou sempre sobre publicidade.

É importante saber que, seu blog não é somente para divulgação, e se tornará um blog chato por conta de tantas postagens de publicidade. É errado fazer 4 postagens de lojas por mês? Não! É errado fazer 4 postagens de lojas por mês e 2 postagens com conteúdo para o blog. Você não acha isso injusto com seus leitores? É bom saber que eles percebem, tá?!

Eu sei que é legal ganhar brindes, mas se seu blog só tiver publicidade de lojas, ele não vai atrair leitores, e logo não será uma parceria justa para a loja com a qual você fez parceria. Pois pense, os brindes são em troca das postagens que tem o objetivo de divulgar a loja à seus leitores. Correto? E se você não tem leitores, visitantes...? Em que isso ajudaria a loja? Reflita.

Estou escrevendo esse post inspirada na minha própria experiência: várias blogueiras que fizeram esse tipo de parceria com minha loja (quando fazia esse tipo de parceria) queriam, óbvio, receber seus brindes. Porém, a postagem delas nada significou (em termos de divulgação) para o crescimento da minha loja. O blog não saia do lugar e 80% das postagens eram da loja WorldGirlShopping. Não tem como uma loja que está começando enviar brindes para um blog que não irá lhe render visitas.

Entendem o que eu digo?

Dicas Blog: Como conciliar postagens e publicidade

Outra coisa a se pensar: Seu blog já tem um público bacana e considerável para se fazer parceria com alguma empresa/loja? Vejam bem o que vou escrever agora: Deixem para fazer parcerias com seu blog estiver com maior capacidade de visualizações, a parceria será melhor tanto para você quando para a loja/site ou empresa. O modelo de parceria também será diferente, e melhor. Então saiba esperar. Falo isso por experiência própria, como disse.

Se dedique mais ao seu blog. Com menos interesse e mais vontade. Mais paixão.

Devo dizer também, que o fato de que seu blog tem 10 mil seguidores, não significa que ele tenha 10 mil acessos. Nem no mês. Eu sei disso. Ai você se pergunta: Ah, mas eu fiz parceria com uma loja, tenho 20 mil seguidores e ela não me enviou nada. Isso está certo?

É como eu disse, as vezes você pode ter muitos números, mas poucos leitores, poucos acessos. Números não significam muita coisa sabe? Só quando são os números de acessos que a loja recebe através do seu site. E é tudo contato através das estatísticas do Google Analytics.

No caso da minha loja, infelizmente, somente 3 blogs chegaram à enviar de 10 à 30 visitas não duplicadas (visitas únicas) e válidas a página inicial. Visitas válidas, gente, são aquelas que não entram no link e logo saem, mas aquelas que ficam por um determinado tempo. Tempo suficiente para ver ou comprar algo na loja. E esses blogs sim, foram recompensados.

Então pense bem antes de fazer parcerias desse tipo, tá? Se você não tem tempo para criar mais posts de conteúdo que de lojas, então não aceite esse tipo de parceria. Pense que seu blog não irá a lugar nenhum com isso. Só vai prejudica-lo. E as empresas/lojas não tem obrigação de retribuir esse tipo de blog, afinal o que trás o visitante à ele é o conteúdo, não a publicidade.

Fica a dica. :)
Quer ter um blog novo e personalizado? Clique aqui e encomende um design exclusivo com um preço que você pode pagar!
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Brenda Matoso disse...

Concordo com você, meu colega de blog quer começar logo essa coisa de publicidade pois diz confiar em nosso trabalho, porém eu ainda estou com o pé atrás por que não acredito que o nosso blog esteja apto a dar retorno considerável a alguém, nós chegamos a 2.000 acessos no mês mas isso não significa muita coisa, acredito que se tivessemos umas 20 mil poderia ser bom para as lojinhas pequenas aqui da cidade. Ela já está entrando em contato com o pessoal mas creio que não será bem respondido por causa do números, o blog tem sim potencial mas acho que podemos esperar um pouco mais. Adorei o post flor ficou muito bom e eu concordo muito com você!!

http://www.styledrops.blog.br/

Iana Paulinha disse...

Oi Brenda. É legal esperar sim flor. Assim a qualidade da parceria será melhor. Quanto maior o público do blog mas as empresas e lojas valorizam o valor da publicidade e da parceria. Se o conteúdo é bom, continue divulgando que ele vai crescer bem mais! :D

Marielen Rosa disse...

Parabéns Iana, nunca tinha para do pra pensar na diferença que isso faz para o blog, as vezes nós mesmas é que espantamos nossas leitoras, li quase todos os seus posts de dicas p/ blogs e amei tudo, suas dicas vão me ajudar bastante a melhorar meu blog.
Seu blog é lindo, sucesso.


http://marielenrosa.blogspot.com.br/

Aninha Santos disse...

Sei bem como é isso...Meu blog tinha uma número absurdo de visitantes, na época eu publicava sorteios e promoções de outros blogs era o +Kisorte.
Me cansei e resolvi mudar o nicho do blog e falar sobre coisas que eu realmente gosto. O número de visitantes caiu drasticamente, mas tudo bem estou feliz com o meu cantinho.
Hoje ja não penso tanto em publicidade, se aparecer tudo bem, mas ja não é mais o meu objetivo. Creio que a gente vai amadurecendo "internetcamente"com o tempo, sei lá.
E nesse momento ta acontecendo um sorteiozinho no bloguito, apareçam.

Beijinhos
http://casaarteedesign.blogspot.com.br/

Even Grazielly disse...

Esse post parece ter sido escrito pra mim! Muito obrigada pelas dicas, beijo
Grazzy
www.overdosetrend.com

dança do ventre disse...

Agora que achei como comenta sem ser pelo face kkkk oh a burrice!! Meu blog tem 100 mil acessos por mês e as vezes até mais se eu postar com frequências, mas não tem muitos seguidores, não tenho parceria com loja nenhuma, mas coloco uma banersinho lá de uma lojinha do segmento do meu blog que sempre me apoia. Como faço Iana para oferecer vagas para publicidade no seguimentos de artes orientais, e cobrar por elas, devo cobrar quanto? tem alguma postagem no seu blog a cerca dessa temática?

amanda mazzei disse...

Eu concordo com você. Esperei um bom tempinho pra procurar parcerias, e como é blog literário eu quase sempre faço aquela do livro em troca da resenha. O bom disso é que como meu blog é literário mesmo, as resenhas são conteúdo e não acontece muito isso que você falou. Porém ultimamente eu tenho tentado dar uma variada, já que mesmo sendo literário só resenha enjoa, precisa ter um equilíbrio.
E também só postar por publicidade demonstra falta de amor com o blog e com os leitores.
Tua postagem é ótima pra o pessoal se ligar uauhauah
Beijos!
Expresso de Nárnia

Paloma disse...

Olá!!! Não tem conselho melhor sobre publicidade.. As pessoas acham que ter um blog é puro glamour, mas o que vale sempre é transmitir conteúdo bacana para os leitores!! Parabéns sucesso sempre!!!

Esmalte & Cia disse...

Adorei o post, tirou minha duvida
E super concordo com você ...

Beijos ( sucesso , fica com Deus )
http://eesmaltecia.blogspot.com.br/