TOP 10: Coisas que me incomodam em filmes baseadas em livros

Sempre que leio um livro fico — na maioria das vezes — maravilhada e ao mesmo tempo impressionada com a qualidade da fantasia e dos detalhes que transbordam dele. Minha mente se transforma numa tela gigante de imaginação e todas as imagens são captadas instantaneamente de forma mágica. Pra mim essa é uma das melhores sensação do mundo! Imaginar todos os detalhes dispostos sobre um livro em minha mente, com uma riqueza impressionante. Acho que todo mundo tem essa capacidade. Não?

TOP 10: Coisas que me incomodam em filmes baseadas em livros

Alguns livros que li, são tão famosos que ganharam a honra de se tornarem filmes. Eu provavelmente deveria ficar feliz com essa informação — existe um filme feito a partir do livro que você tanto ama — e fico. O problema, é que agente sempre espera que o filme seja exatamente igual ao livro. Os lugares, as senas, os acontecimentos, as impressões, os rostos, tudo, absolutamente tudo. Mas, na verdade, não é bem assim que acontece. Alguns filmes são baseados em livros, mas isso não quer dizer que seja completamente igual. Ai, ai meu amigo, minha amiga, é que você conhece o significado da decepção. 

Na verdade, é uma mistura de empolgação, decepção, esperança e raiva. Primeiro você se empolga por saber que seu livro favorito tem um filme (ou vai virar um). Depois você se decepciona ao ver que o filme não é exatamente igual ao livro, e que os personagens nem ao menos se parecem com os que estavam descritos nele. Depois você sente uma pontinha de esperança, pois, mesmo não sendo igual, existe algo que você possa se apegar, assistir, sempre que a saudade bater e você não tiver tempo de ler seu livro. Em seguida, uma pequena faísca de raiva; — porque o filme não é igual ao livro? — Você não vai se conformar, sabe? — Sim, porque como é possível que não possam recriar aquela sena simples, quando recriaram aquela outra tão difícil.  — Que coisa! Que raiva! Que sensação de querer mudar as coisas e não poder.

Ok. Talvez eu não possa fazer nada para mudar isso. Mas eu posso compartilhar com vocês esse texto grande que não vai mudar nada também... e, 10 coisas que mais me incomodam em filmes baseados em livros. Ou não posso? 

TOP 10: Coisas que me incomodam em filmes baseadas em livros

1-Quando o personagem tenta falar a frase exatamente como no livro, ela fica meio... robótica. Artificial. 

2-Quando pulam senas importantes do livro, ou quando modificam completamente uma sena. 

3-Quando alteram o final da história.

4-Quando os personagens não se parecem nada com os do livro. As vezes isso é bem frustante mesmo!!

5-E quando o filme não passa tanta emoção quanto o livro? Isso realmente não deveria acontecer.

6-Quando os lugares e climas não diferentes.

7-Quando diminuem os efeitos especiais num filme de magia, coisa e tal. No livro uma riqueza infinita de detalhes, no filme uma magicazinha foreca. 

8-O fato dos personagens de filmes, algumas vezes, não ficarem tão sujos ou insanguentados todos os do livro. Aff!

9-Quando os carinhas que, no livro, eram lindos e cheios de "curvas musculosas"... e no filme, eles são magros e não tão maravilhosos assim... — E não vem me dizer que esse tópico está igual ao 4, porque existe uma diferença imensa... Os caras gostosos dos livros, TINHAM OBRIGATORIAMENTE que serem gostosos no filme também, horas! — Um absurdo.

10-Quando você lê o livro — sem parar — desesperadamente, e leva dois dias para acaba-lo, e o filme, não dura sequer 50 minutos. Isso é uma afronta!

Prova viva do que estou falando é o filme "Os Instrumentos Mortais; Cidade dos ossos". Não sei no que o diretor desse filme estava pensando. Prefiro um milhão de vezes o livro e minhas senas imaginárias. 

E vocês? Algum filme baseado em livro que já assistiram e não gostaram por não ser exatamente o que esperavam? Se sim, tenham a bondade de me dizer, assim eu o evito e não perco meu tempo! Me contem!
Quer ter um blog novo e personalizado? Clique aqui e encomende um design exclusivo com um preço que você pode pagar!
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Lavínia Carvalho disse...

hahaha, pior que tudo isso é verídico viu. Mas na maioria das vezes eu assisto o filme primeiro uhehe, bem melhor pq assim não corro o risco de me decepcionar! Estou ansiosa para a adaptação do livro Fallen, conhece? Pelo que eu vi, os personagens são como eu imaginava, menos luce (na minha imaginação o cabelo dela era beeem maior) fora isso tudo ok rs. Adorei o post ♥ bjs

www.pumpcolor.com.br

Iana Paulinha disse...

Estou angustiada para ver esse filme, Lavínia. Não vejo a hora de ir assistir. Tomara que seja igualzinho ao livro! ;)

legalmente otaku disse...

Eu te entendo completamente, já assistiu percy jackson, já leu? Agora me fala se o filme não é uma bela droga e o livro incrivel, grover o amigo de percy era RUIVO no livro, e tuinham muitas cenas que são cortadas e vc fica tipo O.O! Que nem a cena em que percy vira um porquinho da india no livro e não vira no filme T.T Maze Runner também tem cenas bem diferentes do livro, ainda é um filme bom, mas é BEM diferente.

http://heartcoffee1.blogspot.com.br/

♡ Sakura-chan。 disse...

Me identifiquei muito hue. Sobre os personagens dos filmes não parecerem com os originais me dá extrema raiva, vontadezinha de matar hehehe q

{ m i k i c a n d y }

Marie disse...

Noossa nem te falo da raiva que eu passei quando eu vi Os Instrumentos Mortais. O livro é maravilhoso, complexo, emocionante, os personagens são todos sensuais com camisas ensanguentadas E AI NO FILME CAGAM TUDO! O personagem gostosão vira um magrelo carne e osso e eles estão sempre limpinhos, EU MEREEEÇOOOO!
Adorei o post e concordo muito com você haha.
Beijos
blog-justmarie.blogspot.com

Marc Ramos disse...

Você disse exatamente tudo que irrita quando criam um filme baseado em um livro rsrs... isso irrita pra caramba, o que não falta por aí são filmes muito nada a ver com os livros, e isso me frusta, admito que não gostei do filme DIVERGENTE tanto quanto gostei do livro.

http://garotoestupidoo.blogspot.com.br/

Vicky Silva disse...

Também morroo de raiva hahaha, isso dá uma frustaçãoo
Visite meu blog: www.baadqueen.blogspot.com

Luana Mayumi disse...

Isso acontece em taaanto filme haha
Mas a adaptação mais recente que vi foi ''Divergente'' e odiei.
A maior parte personagens combinaram bastante com os do livro, mas o modo como eles organizaram as cenas e até a colocação de coisas que não tinha no livro! (Além do final ser um pouco diferente)
Espero que o ''Insurgente'' seja melhor...

Thaís Maria disse...

Te entendo totalmente! Assisti o filme do Cidade dos Ossos antes do livro e achei muito, mas muito chato (tanto que dormi nas duas vezes que tentei assistir), mas resolvi dar uma chance ao livro e me surpreendi. Mas alguns filmes baseados em livros até que ficaram muito bons, como Harry Potter. E ainda tem Game of Thrones (a 1ª temporada), que não é filme, mas ficou bastante fiel. Já falei sobre isso no meu blog, se quiser ver: http://thaisnacidade.blogspot.com/2015/01/10-filmes-que-eu-achei-tao-bons-quanto.html